Como Criar um Patch para o Drupal

Buenas gurizada!

Em alguns momentos, quando estamos desenvolvendo, encontramos bugs ou oportunidade de melhorias nos módulos contribuídos que escolhemos. Existem diversas maneiras de contribuir com melhorias, tais como: tradução, design, testes, código, entre outras.

Como desenvolvedor, uma das maneiras de contribuir com projetos existentes é através de patches. Patch é um arquivo estruturado que contém a lista de diferenças de estados, o “antes” e o “depois” de um ou mais arquivos.

Se você encontrou algum bug, existe a probabilidade de alguém também ter encontrado e ter postado um patch para ele através da issue queue. A issue queue é uma lista de posts relacionados a um projeto, tema ou módulo.

É bem simples, basta procurar por uma issue existente para o bug em questão, e se não encontrar, criar uma nova issue e postar seu patch.

Criando um patch

Vá até a página do módulo ou tema. Clique em “Version Control” escolha a versão e clique em “show”. Como mostra a imagem a seguir:

Copie e rode o comando “git clone --branch...” .

Você está pronto para gerar o patch. É importante que faça suas mudanças seguindo os padrões de código do Drupal ou seu patch poderá ser rejeitado.

Crie seu patch através do comando:

git diff 7.x-3.x > [project_name]-[short-description]-[issue-number]-[comment-number].patch

Agora vá ate a página da issue e poste seu patch.

Dica: instale o Dreditor, extensão que auxilia na visualização dos patches.

Como criar seu patch método avançado.

Por enquanto, é isso. Demos o ponta pé inicial em como desenvolvedores podem contribuir com o Drupal. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só deixar um comentário.

Artigo escrito pelo Mário Filho, Desenvolvedor Drupal na Taller WS

fontes:

https://drupal.org/getting-involved

https://drupal.org/patch

https://drupal.org/node/707484