Criando seu site multi-idioma

Buenas! No artigo de hoje será explicado como criar um site multi-idioma. O Drupal 7, diferente da sua versão anterior, possui uma arquitetura muito mais elaborada e refinada. Para se ter uma idéia, atualmente existe uma equipe que só trata desse assunto.

O que você não verá aqui:

  • Instalação do Drupal e
  • Configuração avançada de módulos contrib.

Para fins didáticos não farei a instalação do Drupal já internacionalizada porque assim estaríamos pulando diversos passos importantes para quem ainda não conhece.

Primeiro passo - Conhecendo os módulos do core de internacionalização

  • Logo após a instalação você poderá ir em admin/modules e procurar por esses dois módulos: Este módulo possibilita ativar novos idiomas e também definir quais serão as regras para saber em qual momento deve ativar o multi-idioma para o usuário. Atualmente são cinco métodos de detecção e ativação onde o administrador pode ajustar qual deve ser verificado primeiro.

Métodos de detecção

  • Content Translation Já o módulo C.T. lhe permite fazer traduções diretamente de uma interface. Se você entrar em qualquer arquivo do Drupal e se deparar com essa função t(‘Hello World’), isso quer dizer que você poderá achar o termo Hello World pelo módulo Content Translation e traduzi-lo.

Segundo passo - Ativando o idioma pt-br e suas traduções

A primeira coisa que devemos fazer é instalar o módulo l10n_update. Este módulo é responsável por trazer as traduções do repositório oficial de idiomas do Drupal que está hospedado em: http://localize.drupal.org

Para fazer download do módulo acesse: http://www.drupal.org/project/l10n_update Caso tenha o drush instalado, execute o comando dentro do diretório do Drupal drush dl l10n_update.

Para habilitá-lo acesse admin/modules e procure pelo módulo Localization update, ou digite o comando drush en l10n_update.

Feita a instalação siga os seguintes passos:

  • Acesse a página admin/config/regional/language;
  • Clique no link add language;
  • No campo language name, selecione Portuguese, Brazil (Português);
  • Antes de clicar em add language veja o que existe dentro do agrupamento custom language neste local você poderá criar um idioma que não esteja na lista acima;
  • Após adicionar o idioma pt-br perceba que o Drupal em conjunto com o módulo l10n_update está baixando traduções para os módulos ativos, após isto, você será encaminhado para a página anterior;



Updating translation

  • Veja agora que na página de idiomas foi adicionado o portuguese, Brazil e para deixá-lo padrão basta marcá-lo como default e salvar. Feito isso, veja que toda administração se converteu para a nova língua.

Terceiro passo - Configurando o acesso multi-idioma para o usuário final

Adicionado o idioma que você deseja agora é preciso habilitar o mesmo para seus usuários. Por padrão o Drupal possui um bloco onde tem o switch de idiomas, porém o mesmo é muito feio por não mostrar as bandeiras.

Para resolver isso será necessário instalar o módulo language icons: http://www.drupal.org/project/languageicons

Após ativá-lo vá para página de blocos do Drupal, /admin/structure/block.

Procure pelo bloco chamado Alternador de idiomas (Texto da interface de usuário).

Na coluna região selecione uma região para esse bloco aparecer, para melhor visibilidade coloque ele no cabeçalho, após salvar vá até a página inicial (home).

Language icons block

Clique no link dos idiomas e perceba que será colocado um prefixo logo após o domínio e toda vez que trocar o idioma, o prefixo será alterado.

Quarto e último passo - Cadastrando conteúdos multi-idiomas

Antes de iniciarmos o cadastro de conteúdos em outros idiomas precisamos fazer um ajuste nas propriedades dos nossos tipos de conteúdo. Como exemplo vamos fazer essa alteração no tipo de conteúdo padrão chamado artigo (article).

Siga os passos a seguir:

  • Acesse admin/structure/types/manage/article;
  • Vá na aba vertical: Opções de publicação;
  • Procure pela opção suporte a múltiplus idiomas e marque a terceira opção, Ativo, com tradução;
  • Feito esse ajuste vá em node/add/article;
  • Preencha os campos de conteúdo e antes de submeter veja que agora existe um novo campo chamado idioma. No nosso caso vamos adicionar primeiro o idioma padrão, então selecione português;

Aba traduzir

  • Feito o cadastro você será encaminhado para o conteúdo, perceba que agora surgiu uma nova aba chamada Traduzir clique nela;
  • O Drupal irá dizer que este node ainda não possui tradução, para traduzi-lo clique em adicionar tradução;

Adicionar tradução

  • Nesse momento enquanto estiver cadastrando o conteúdo inglês não é necessário marcar o idioma pois ele já veio marcado. Cadastre normalmente e clique em salvar;
  • Agora para verificar se está funcionando o multi-idioma basta acessar o conteúdo e trocar de idioma.

Por hoje é isso! O que foi apresentado aqui é somente a ponta do iceberg, mas já permite que você crie um site pessoal com multi-idioma ativo.