Palestra sobre Drupal na Semana Acadêmica do IFSul/UFRGS

[[{"fid":"214","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"media-element file-default"}}]]

Mais uma vez me vejo planejando uma nova palestra." data-share-imageurl="">

Ainda dá frio no estômago, ainda fico com as mãos suadas pois 29 de julho era "o dia". Passo a semana toda correndo, entre contratos, planilhas e reuniões e por mais que eu adore o meu trabalho, ainda é "trabalho" e precisa ser feito. Alguns meses antes "do dia", tive o prazer de receber o convite do meu amigo de longa data, Alex Orozco, para ministrar uma palestra sobre Drupal na semana acadêmica do IFSul/UFRGS e sem ao menos ponderar, respondi de bate-pronto: "Claro!".

Mais uma vez me vejo planejando uma nova palestra. A bola da vez seria "Drupal - Hands On!", na qual pretendia passar aos interessados como é fácil e rápida a construção de um site usando Drupal. E é rápido mesmo: Em pouco mais de 4:20h tinha apresentado uma mini palestra sobre Drupal, feito a instalação de uma máquina virtual e voilá! Tínhamos um LAMP rodando perfeitamente. A partir daí foi rápido como um piscar de olhos e já não sentia nervosismo nem mãos suando, somente uma sede insaciável de tentar transmitir tudo o que soubesse para os que estavam participando do minicurso naquele pequeno espaço de tempo. Participantes estes extremamente solícitos: Fui muito bem recebido no campus de Picada Café, na serra gaúcha. A cidade é simpaticíssima, assim como seus moradores. Tive todo o necessário para fazer a palestra num altíssimo nível: Pessoal MUITO interessado, ótima infra estrutura. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi a disponibilidade de todos os participantes, a atenção, o interesse, a vontade.

Todo o esforço de passar horas a mais no escritório planejando a apresentação, me deslocar de Florianópolis à Porto Alegre na madrugada do dia anterior, engarrafamentos... Nada paga o prazer de poder transmitir esse novo mundo chamado Drupal para todos aqueles que estavam participando. Na verdade, alguém paga sim: Fica aqui meu agradecimento a Taller, que também de "bate-pronto" me deu todo o apoio possível esperado de uma empresa. Me deu tempo para preparar o material, me ofereceu recursos internos, material, investimento financeiro e me liberou um dia para me deslocar e poder viver essa experiência que não canso de repetir: Retornar à comunidade tudo o que tive a oportunidade de aprender sem ter que gastar nada.

Vida longa e próspera ao open-source e à comunidade ativa que me forneceu tudo o que precisava para aprender e segue me incentivando a ensinar.

Leandro Carvalho - Diretor de Negócios da Taller

Como criar um módulo", conforme falei na parte 2, vou abordar agora como adicionar configurações específicas no módulo. Essas configurações são formulários em duas páginas diferentes. Em uma página, é pra escolher o comportamento padrão de cada vez que rodar o meu custom_deploy. A segunda, será onde vou rodar o custom_deploy, que irá se comportar de acordo o que defini na primeira página." data-share-imageurl="">