Palestra sobre Drupal na Semana Acadêmica do IFSul/UFRGS

[[{"fid":"214","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"media-element file-default"}}]]

Mais uma vez me vejo planejando uma nova palestra." data-share-imageurl="">

Ainda dá frio no estômago, ainda fico com as mãos suadas pois 29 de julho era "o dia". Passo a semana toda correndo, entre contratos, planilhas e reuniões e por mais que eu adore o meu trabalho, ainda é "trabalho" e precisa ser feito. Alguns meses antes "do dia", tive o prazer de receber o convite do meu amigo de longa data, Alex Orozco, para ministrar uma palestra sobre Drupal na semana acadêmica do IFSul/UFRGS e sem ao menos ponderar, respondi de bate-pronto: "Claro!".

Mais uma vez me vejo planejando uma nova palestra. A bola da vez seria "Drupal - Hands On!", na qual pretendia passar aos interessados como é fácil e rápida a construção de um site usando Drupal. E é rápido mesmo: Em pouco mais de 4:20h tinha apresentado uma mini palestra sobre Drupal, feito a instalação de uma máquina virtual e voilá! Tínhamos um LAMP rodando perfeitamente. A partir daí foi rápido como um piscar de olhos e já não sentia nervosismo nem mãos suando, somente uma sede insaciável de tentar transmitir tudo o que soubesse para os que estavam participando do minicurso naquele pequeno espaço de tempo. Participantes estes extremamente solícitos: Fui muito bem recebido no campus de Picada Café, na serra gaúcha. A cidade é simpaticíssima, assim como seus moradores. Tive todo o necessário para fazer a palestra num altíssimo nível: Pessoal MUITO interessado, ótima infra estrutura. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi a disponibilidade de todos os participantes, a atenção, o interesse, a vontade.

Todo o esforço de passar horas a mais no escritório planejando a apresentação, me deslocar de Florianópolis à Porto Alegre na madrugada do dia anterior, engarrafamentos... Nada paga o prazer de poder transmitir esse novo mundo chamado Drupal para todos aqueles que estavam participando. Na verdade, alguém paga sim: Fica aqui meu agradecimento a Taller, que também de "bate-pronto" me deu todo o apoio possível esperado de uma empresa. Me deu tempo para preparar o material, me ofereceu recursos internos, material, investimento financeiro e me liberou um dia para me deslocar e poder viver essa experiência que não canso de repetir: Retornar à comunidade tudo o que tive a oportunidade de aprender sem ter que gastar nada.

Vida longa e próspera ao open-source e à comunidade ativa que me forneceu tudo o que precisava para aprender e segue me incentivando a ensinar.

Leandro Carvalho - Diretor de Negócios da Taller